Formatos de Franquias — descubra qual é o ideal para você

Nem toda franquia é igual. Cada formato tem características próprias, exigências diferentes e se adapta melhor a determinados perfis de investidores. Conhecer os principais formatos de franquia é fundamental para escolher aquele que mais combina com seus objetivos e estilo de vida.

Carlos Martins - CEO Martinus Consultoria

5/8/20241 min read

Large, illuminated white letters spelling 'FRIDAYS' are mounted vertically on a textured red brick wall. Below is a sign with information written in both English and another language, possibly indicating a bar or restaurant with various logos and text.
Large, illuminated white letters spelling 'FRIDAYS' are mounted vertically on a textured red brick wall. Below is a sign with information written in both English and another language, possibly indicating a bar or restaurant with various logos and text.

Loja tradicional

É o modelo mais conhecido e visível, geralmente em pontos comerciais de alto fluxo. Requer maior investimento, mas oferece forte exposição da marca e estrutura completa para atender o consumidor.

Quiosques

Compactos e estratégicos, os quiosques são ideais para shoppings, metrôs e galerias. O custo de instalação costuma ser menor e a gestão é mais simples, embora o espaço físico limite a variedade de produtos ou serviços.

Home based

Permite ao franqueado trabalhar de casa, com baixa estrutura física e custos reduzidos. Muito procurado por quem busca flexibilidade e autonomia, esse modelo é comum em serviços, consultorias e negócios digitais.

Unidades móveis

Seja em vans, trailers ou estruturas itinerantes, esse formato leva o negócio até o cliente. A mobilidade oferece diferencial competitivo e maior alcance, mas exige boa gestão logística e adaptação às legislações locais.

Conclusão

Não existe um modelo “melhor” ou “pior” de franquia, mas sim aquele que melhor se encaixa no perfil do investidor. Antes de decidir, avalie seu tempo disponível, o capital que deseja investir e o tipo de envolvimento que espera ter no dia a dia do negócio.